terça-feira, 3 de setembro de 2013

Perdidos - Rute Canhoto


PERDIDOS by Rute Canhoto

Ora aqui está um livro pertencente ao Mundo do Fantástico, escrito por uma portuguesa, cuja acção se centra em Portugal, mais precisamente em Alcácer do Sal.
Confesso que estes três factos despertaram-me o interesse e tentei saber mais sobre este livro, sobre esta história e, já convencida a lê-lo, emprestaram-mo.
Adoro a escrita de Rute Canhoto - muito harmoniosa, leve de ler, acessível e ao mesmo tempo com uns laivos de vocabulário rico, portanto a esse nível, a escritora está de parabéns.
Quanto à história em si, penso que podia ter mais acção, ser mais empolgante e fico à espera que a autora trabalhe mais a esse nível para que o resto da trilogia seja melhor.
Não me consegui identificar muito com Marina nem Lucas, porque me parecem personagens pouco sólidas.
Em contrapartida, acho que Ana e Joshua são personagens espectaculares, bastante ricas! Diverti-me imenso com estas.
Desde o início que embirrei com Lucas - um rapaz de Luas ora bem ora mal, com pitadas de mistério aqui e acolá que teimavam em não ser desvendadas. Apesar daquela aula de canoagem (óptima cena, devo acrescentar!) e das rosas e afins, não seria o tipo de rapaz em quem confiaria e, por isso, tenho de dar o braço a torcer a Marina pela sua coragem. Acho que a coragem é mesmo a característica que mais apreciei na protagonista. E, agora, chegou a hora de me assumir! Sou uma Joshueta e com muito orgulho!
Adorei todas as cenas românticas entre Marina e Joshua, mas temo que a primeira no final não fique com ele... O que é realmente uma pena. O passado de Joshua faz com que ele seja uma personagem de empatia fácil, digamos. Fá-lo chegar mais ao leitor. Adorei sentir a vulnerabilidade dele! Para mim, é a personagem mais bem conseguida neste livro.
Bom, para além das cenas românticas entre o meu par de eleição, gostei muito da cena da loja esotérica, pois diz-me muito.
Barbatos é uma personagem interessante, a meu ver e gostava que tivesse sido um pouco mais trabalhada.
Em suma: gostei bastante do romance e da escrita de Canhoto e espero que a autora se esmere um pouco mais quanto à acção e ao desenvolvimento psicológico de algumas personagens.
Obviamente que recomendo, pois é Nacional e Bom!
Aguardo pelos dois livros seguintes.

1 comentário :

  1. Também li e gostei muito. Ao contrário de ti, identifiquei-me com a Marina :)
    No entanto, fico à espera do segundo, que seja melhor!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar